"Trágica é a existência daquele que morre sem haver conhecido o motivo de sua vida!”
Tratado da psicologia revolucionária - Samael Aun Weor

25 de out. de 2007

Proibição de outdoors: Fim da liberdade de expressão?

A exemplo da lei cidade limpa em São Paulo, rodovias e vias expressas do estado do Rio de Janeiro devem ter banidas todas as formas de publicidade. O projeto de lei de autoria do deputado Fernando Calazans (PMN), que estabelece restrições para a instalação de letreiros, painéis luminosos e outdoors nas vias, foi aprovado nesta quarta-feira (24) na Assembléia Legislativa do Rio. As multas para quem desrespeitar a lei podem chegar a 17 mil.

Em setembro deste ano, o vereador Paulo Serri apresentou um projeto ainda mais abrangente, à Câmara Municipal do Rio. A proposta de combate à poluição visual na cidade vai remover painéis das laterais de prédios e banir os outdoors em marquises e sobre as calçadas em todas as ruas do Rio com multas muito pesadas.

Como um rolo compressor, sem dó nem piedade, o governo está literalmente esmagando empresas e profissionais que atuam nesse setor, causando, inclusive, um enorme desemprego à população. Outros municípios também estão aderindo a lei "cidade limpa" como é o caso de Uberlândia em MG.

Porque os governos decidiram abrir mão dos altos impostos arrecadados por essas empresas? Porque estariam tão preocupados em eliminar por completo esse eficiente meio de comunicação? Seria somente para combater a poluição visual?

No município de São Paulo, agora não temos mais outdoors “poluindo” a cidade, por outro lado, ainda temos uma enorme quantidade de pessoas pobres morando nas ruas da cidade. Crianças sem ter onde morar vivem como animais. Usam drogas, e depois, permanecem horas desmaiadas sob o calor abrasador da luz do Sol, sem que ninguém, faça alguma coisa por eles! Não seria isso uma prioridade?

O argumento apresentado para a proibição dos outdoors realmente não me convence! Não seria algum tipo de “joguinho sujo” ou, uma grande trapaça desse governo objetivando restringir a liberdade de expressão?

Vivemos numa época de grandes mudanças sociais. Promover o aborto e o homossexualismo como forma de conter a violência, a pobreza e a explosão demográfica foi a solução encontrada pelos engenheiros do mal e, a cada dia, o plano sorrateiro tem avançado, rumo ao seu objetivo final.

Sem outdoors, faixas, painéis e banners, que outro meio de comunicação eficiente e direto teríamos para de denunciar a falácia dos governos? As rádios piratas - muito utilizadas pelo meio evangélico - seriam um caminho, mas, elas também estão sofrendo perseguição por parte do governo federal.

Restringir qualquer meio de comunicação que a população tenha acesso, parece ser um passo importante nesse plano do mal. Até que provem o contrário, continuarei defendendo a idéia de que essa proibição, não passa de uma armação, e caracteriza sim, o fim da diminuta liberdade de expressão que ainda temos.

Nenhum comentário: